
Como morar em Portugal e trabalhar legalmente
Como morar em Portugal e trabalhar legalmente
Todos os anos, milhares de brasileiros deixam o país em busca de melhores condições de vida, com maior segurança e salários mais altos. Portugal está entre os destinos favoritos dos brasileiros. Atualmente, a comunidade brasileira no país chega a quase meio milhão, representando 25% dos imigrantes em Portugal e 5% da população total morando em território lusitano.
Mas por que tantos brasileiros deixam o Brasil para ir morar em Portugal? Um dos motivos é o idioma, já que a adaptação é mais fácil quando se elimina esse tipo de barreira e o fato de falar a língua portuguesa ajuda na hora de procurar emprego.
Portugal conta com uma baixa taxa de desemprego e um sistema Nacional de saúde pública que supera a Inglaterra, Espanha e Itália em um ranking internacional de qualidade. Além disso, o ensino público em Portugal também é dos melhores na Europa, sendo o único país que vem aumentando progressivamente sua posição no ranking PISA desde 2000.
Então, o que é preciso fazer para morar em Portugal? Neste artigo vamos explicar todos os passos para morar legalmente em Portugal, com dicas sobre como conseguir o visto adequado, uma oportunidade de trabalho, como estudar etc.
Quais os documentos necessários para morar em Portugal?
Se você está planejando migrar para Portugal, antes de mais nada deve ter seu passaporte em dia e se cadastrar no novo sistema de vistos europeu, o ETIAS. A autorização ETIAS permite a entrada em Portugal e estadia por até 90 dias, o tempo perfeito para tratar de vistos de residência ou de estudante e ainda aproveitar para viajar a outros países do velho continente, se quiser.
Opções de visto para viver em Portugal
Graças aos acordos que o Brasil tem com Portugal, alguns dos trâmites legais para ir viver nesse país europeu foram facilitados para os brasileiros.
A autorização ETIAS garante a isenção de visto para brasileiros que viajam à Portugal a turismo ou negócios por até 90 dias. Já quem pretende permanecer legalmente em Portugal deve entrar com pedido de visto de residência permanente, dentro de opções de como:
- Dupla Cidadania Portuguesa
- Cidadania Europeia
- Visto de Estudante
- Visto de Trabalho
- Visto de Empreendedor e Golden Visa
- Visto de Rendas Próprias (por exemplo, para aposentados)
- Autorização de Residência Permanente
Existe também a possibilidade de pedir a cidadania portuguesa ou de outro país da União Europeia quando a pessoa tem ascendência portuguesa ou europeia. Neste caso, é possível viajar para Portugal com ETIAS e obter os documentos locais que são necessários para solicitar a cidadania luso-brasileira.
Leia Também: IMIGRAR PARA PORTUGAL COMO?
Publicar comentário