Dólar fecha em leve alta; Ibovespa recua, com cancelamento de reunião entre Haddad e Bessent
Investidores operam em compasso de espera por dados de inflação dos EUA, que podem balizar os juros
O Ibovespa encerrou esta segunda-feira em queda, acompanhando o movimento das bolsas americanas e refletindo a ausência de avanços nas negociações comerciais entre Brasil e Estados Unidos, além da expectativa pela divulgação dos principais dados de inflação no Brasil e nos EUA, previstos para amanhã. Os investidores também analisam declarações recentes de autoridades que podem indicar os próximos passos sobre cortes na taxa de juros, tanto no Comitê de Política Monetária (Copom) quanto no Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC).
O índice fechou com recuo de 0,21%, aos 135.623 pontos, com um volume negociado de R$ 13 bilhões, valor próximo à média móvel das últimas 50 sessões.
No mercado de juros, os prazos da curva avançaram até 10 pontos-base, em sintonia com os rendimentos dos títulos do Tesouro americano de 10 anos. O Boletim Focus mostrou nova queda nas projeções para a inflação ao final de 2025 e 2026. Para o IPCA de julho, que sai nesta terça-feira, o consenso aponta para alta mensal de 0,37% e avanço anual de 5,34%.
No câmbio, o dólar futuro para setembro subia 0,16%, cotado a R$ 5,471, enquanto o índice Dólar (DXY), que mede o desempenho da moeda americana frente a outras divisas, ganhava 0,32%, aos 98,58 pontos.
No campo político, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, informou que a reunião que teria com o secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, foi cancelada, sem previsão para reagendamento. Em entrevista à GloboNews, Haddad disse que grupos ligados à extrema-direita na Casa Branca influenciaram para o cancelamento.
Segundo o Valor Econômico, Bessent é visto pelo governo brasileiro como o principal interlocutor para negociações com a administração Trump, após tentativas frustradas com outras autoridades.
LEIA MAIS: Governo brasileiro acusa EUA de “novo ataque frontal à soberania” do país
Publicar comentário