É saudável esquentar comida no micro-ondas? A verdade que ninguém te conta!
É saudável esquentar comida no micro-ondas? A verdade que ninguém te conta!
Esquentar comida no micro-ondas é seguro? A prática exige alguns cuidados com os recipientes e o tipo de alimento.
O micro-ondas é uma solução prática para quem costuma guardar a comida na geladeira para comer depois, seja em casa ou levando a marmita para o trabalho. Com certeza você já ouviu por aí que esquentar a comida no micro-ondas não faz bem. Para esclarecer essa dúvida, a nutricionista e coordenadora do curso de Nutrição , Jana Marques, conversou com o BrapoNews e explicou o que é verdade e o que é mito.
É saudável esquentar comida no micro-ondas?
Sim, é seguro e saudável esquentar comida no micro-ondas, mas é fundamental ter atenção aos recipientes utilizados. O ideal é usar potes de vidro ou cerâmica, evitando plásticos inadequados, que podem liberar substâncias químicas nocivas à saúde. O plástico precisa conter no fundo da embalagem.
Assim como em qualquer outro método de aquecimento, pode haver perda de nutrientes, principalmente de vitaminas sensíveis ao calor, mas isso não torna o uso do micro-ondas prejudicial. O mais importante é ter cuidado tanto com o recipiente quanto com o alimento que será aquecido.
Diferenças entre micro-ondas, air fryer e forno elétrico
O micro-ondas é ideal para aquecer alimentos de forma rápida e prática, sendo muito eficiente no dia a dia. No entanto, ele não doura nem deixa os alimentos crocantes, apenas aumenta a temperatura.
Já a air fryer funciona como um forno elétrico com circulação intensa de ar quente. É excelente para preparar alimentos crocantes, como batata ou frango, sem a necessidade de óleo, tornando as preparações mais saudáveis em comparação à fritura tradicional.
O forno elétrico, por sua vez, realiza um cozimento mais uniforme e lento. É perfeito para assados, bolos e pratos gratinados, além de preservar melhor a textura e o sabor dos alimentos. Em contrapartida, costuma consumir mais energia e tempo
SAIBA MAIS SOBRE MICRO-ONDAS:
Publicar comentário