×

Incêndio em Vila Real ameaça aldeias. Governo descarta, para já, accionar ajuda europeia

Dezenas de incêndios têm lavrado em Portugal nas últimas semanas. Esta segunda-feira, foram evacuadas casas por precaução em aldeias do concelho de Mondim de Basto.

2020479?tp=UH&db=IMAGENS&type=JPG&w=960 Incêndio em Vila Real ameaça aldeias. Governo descarta, para já, accionar ajuda europeia

Governo diz que “ainda não foi necessário accionar” mecanismo europeu

O secretário de Estado da Protecção Civil disse hoje que “ainda não foi necessário accionar” o mecanismo europeu de Protecção Civil para combater os incêndios em Portugal, esclarecendo que é activado “em último recurso”.

“O mecanismo europeu [de Protecção Civil] é accionado em último recurso. Neste momento em Vila Real estão nove aeronaves a combater o incêndio e temos um dispositivo de 72 aeronaves Na semana passada, uma semana crítica, nunca tivemos todos os meios aéreos empenhados”, afirmou Rui Rocha, em entrevista à SIC Notícias.

O secretário de Estado sublinhou também que muitas vezes os meios aéreos não conseguem actuar devido às condições meteorológicas e ao fumo, tendo-se verificado esta situação nos fogos de Ponte da Barca e Arouca.

“Até ao momento ainda não se verificou necessário accionar o mecanismo europeu. Se porventura se vier a verificar a sua necessidade, com toda a certeza que o faremos”, disse, sublinhando que a situação “é similar em Espanha, França Itália e Grécia”.

 

MAIS:

PJ detém suspeito de atear quatro incêndios em Mira

A Polícia Judiciária (PJ) anunciou, na manhã desta segunda-feira, a detenção do presumível autor de quatro incêndios no concelho de Mira. O suspeito tem 22 anos e terá ateado os incêndios com recurso a isqueiro, com a PJ a dizer não serem ainda conhecidas as motivações para o comportamento do suspeito.

“Os incêndios, dois provocados ao início da tarde e outros dois durante a noite, destruíram aproximadamente quatro centenas de metros quadrados de mata, mas considerando a área, rica em acácias, pinheiros e eucaliptos, não assumiram outras consequências, graças à pronta e eficaz intervenção dos Bombeiros Voluntários de Mira”, explica a PJ. 

 

 

LEIA MAIS:  Vem aí muito calor: cinco distritos de Portugal continental em alerta vermelhohomem-a-beber-agua-no-calor-topo1743d224_destaque_2col Incêndio em Vila Real ameaça aldeias. Governo descarta, para já, accionar ajuda europeia

Publicar comentário

Você pode ter Perdido