
O que é a Bolsa de Valores
O que é a Bolsa de Valores?
Antes de tudo, é necessário compreender a dinâmica de funcionamento da Bolsa.
Imagine que você seja dono de uma grande empresa e precisa captar recursos financeiros para investir, na operação, um valor maior do que a geração de caixa da sua empresa é capaz de fornecer.
Em vez de fazer um financiamento no banco, você opta por fazer um IPO (oferta inicial de ações, traduzido para o português), tornando a sua empresa uma companhia de capital aberto na Bolsa.
A partir de então, as ações de sua empresa ficam disponíveis para negociação na B3 (Brasil, Bolsa, Balcão), a bolsa de valores brasileira, e os investidores (doadores) começam a comprá-las. Eles se tornam sócios da sua empresa e têm o direito de participação nos lucros da companhia.
Esse é o principal objetivo da Bolsa de Valores: conectar empresas (tomadores) a pessoas interessadas em investir nelas para obter parte do rendimento.
Tipos de ação na Bolsa
Na Bolsa de Valores, existem os seguintes tipos de ação:
- Ações Ordinárias (ON): nas ações ordinárias, o cotista (acionista) tem direito a um voto durante as assembleias gerais e principais decisões da empresa. A representação dessas ações é: sigla da companhia + número 3.
- Ações Preferenciais (PN): nessas ações, o cotista tem prioridade no recebimento dos dividendos (parcelas do lucro da empresa) e não tem direito de voto nas assembleias e nas decisões. A representação dessas ações é: sigla da companhia + número 4.
Principais ações da Bolsa
O Ibovespa (Índice Bovespa) reúne as empresas de diversos setores com ações de melhor desempenho na B3. A atualização e a inserção dos ativos no índice varia de acordo com os resultados dessas companhias.
Negociação
Publicar comentário