Putin e Zelensky. Reunião à vista após cimeira com líderes europeus e da Ucrânia na Casa Branca
O presidente norte-americano, Donald Trump, “vai iniciar os preparativos” para um encontro entre os homólogos ucraniano, Volodymyr Zelensky.
Em mensagem na rede social Truth, Trump afirmou que, no final da reunião na Casa Branca com Zelensky e líderes europeus sobre o conflito na Ucrânia, telefonou a Putin e iniciou “os preparativos para uma reunião, em local a determinar”, entre os chefes de Estado russo e ucraniano.
“Após essa reunião, teremos uma reunião trilateral, que seriam os dois presidentes, para além de mim”, adiantou.
Tanto Trump como Zelensky manifestaram abertura à possibilidade de se reunirem com Putin num futuro próximo, em formato trilateral, para tentar negociar um acordo de paz.
Segundo Trump, a coordenação com a Rússia e a Ucrânia está a ser assegurada pelo vice-presidente JD Vance, pelo secretário de Estado, Marco Rubio, e pelo enviado especial da Casa Branca, Steve Witkoff.
Sem mencionar especificamente um futuro encontro Putin-Zelensky, o Kremlin confirmou apenas que o presidente russo e Trump discutiram por telefone a possibilidade de aumentar o nível de representação na próxima ronda de conversações diretas com a Ucrânia.
“Discutiu-se a ideia de que seria necessário explorar a possibilidade de elevar a representação da Ucrânia e da Rússia a um nível superior”, disse o conselheiro diplomático do presidente russo para a política internacional, Yuri Ushakov, citado pela agência de notícias Tass.
Publicar comentário