Salários baixos: estas são as regiões mais pobres em Portugal
Salários baixos: estas são as regiões mais pobres em Portugal
O concelho com rendimentos mais baixos fica no Alentejo, onde as famílias ganham em média cerca de 13 mil euros por ano. Do lado oposto está Oeiras, onde vivem as famílias mais ricas.
Portugal é um país desigual na distribuição de rendimentos. Olhando para as diferenças das regiões do continente, as famílias com salários mais baixos vivem no interior Norte.
A liderar a tabela está a região do Tâmega e Sousa, onde o rendimento médio não chega aos 17 mil euros por ano. No top 3 está ainda o Alto Tâmega e Barroso e o Douro.
Numa análise à lupa a estas regiões, Cinfães (distrito de Viseu), Valpaços e Santa Marta de Penaguião (distrito de Vila Real) são os concelhos onde as famílias levam menos dinheiro para casa.
A tabela foi elaborada pelo Jornal de Notícias com base nos dados do Instituto Nacional de Estatísticas e nos valores do IRS.
O concelho com rendimentos mais baixos fica no Alentejo. Em Odemira, as famílias ganham em média cerca de 13 mil euros por ano. Do lado oposto está Oeiras, onde vivem as famílias mais ricas.
Em 2023, o rendimento médio das famílias subiu e ficou próximo dos 22 mil euros, mas, num país com tantas e tão grandes assimetrias, os especialistas avisam que as políticas públicas devem ser adequadas às especificidades de cada território.
A pobreza continua a ser um fenómeno mais vincado nas zonas rurais, sendo no litoral e nas grande cidades que se concentra a maior riqueza, com destaque para a Grande Lisboa e a península de Setúbal.
Ainda assim, a subida do custo de vida e a crise na habitação também estão a acentuar desigualdades nas áreas metropolitanas.
LEIA MAIS: Governo teve cinco negas na escolha para o Banco de Portugal
Publicar comentário