×

Silêncio do mundo a ataques de Trump ao Brasil reforça perigo de região como ‘quintal dos EUA’

3ago2025-ato-bolsonarista-em-brasilia-tem-bandeiras-dos-eua-e-apoio-a-trump-1754228741019_v2_360x270 Silêncio do mundo a ataques de Trump ao Brasil reforça perigo de região como 'quintal dos EUA'

Um dos aspectos mais chocantes da crise entre Estados Unidos e Brasil, desencadeada por Donald Trump com aumento de tarifas e sanções ao Supremo Tribunal Federal, foi o silêncio da comunidade internacional.

Não houve nenhuma manifestação de países da União Europeia ou de instituições multilaterais como as Nações Unidas e a Organização dos Estados Americanos (OEA) enquanto Trump usava ferramentas econômicas para realizar ataques à soberania e às instituições brasileiras.

“A gravidade do que está acontecendo não é apenas sem precedentes, mas muito séria”, disse Sabatini à BBC News Brasil.

d7724350-6dea-11f0-a892-515a56809149.jpg Silêncio do mundo a ataques de Trump ao Brasil reforça perigo de região como 'quintal dos EUA'

“E, no entanto, a maioria dos líderes internacionais da Europa e de outros lugares segue em grande parte em silêncio diante do que é uma intervenção ou violação política flagrante, não apenas da soberania nacional, mas da integridade democrática das instituições.”

Esse silêncio internacional reforça, na avaliação do analista, uma noção antiga de que os EUA conseguem bloquear a interferência do Hemisfério Ocidental na América do Sul e no Brasil, mantendo sua hegemonia — o que ficou conhecido nos séculos passados como Doutrina Monroe.

“Isso reforça aquele tema muito perigoso de que a América Latina é o quintal dos EUA. E isso é lamentável, porque isso é algo que exige uma reação internacional mais ampla”, diz Sabatini.

Muitos países e organismos estão quietos, segundo ele, por estarem eles próprios envolvidos em disputas com os EUA e Trump. O presidente americano conseguiu criar um clima de “cada um por si” — em que não existe cooperação internacional contra medidas abusivas do governo americano.

E o fato de esta intervenção estar acontecendo não em um pequeno país da região, mas na maior economia da América Latina é um sinal da força do governo Trump diante dos demais governos.

 

 

LEIA MAIS:  Sem Bolsonaro, manifestantes se reúnem em ato em São Paulo contra Lula e Moraes

whatsapp-image-2025-08-03-at-15.27.17 Silêncio do mundo a ataques de Trump ao Brasil reforça perigo de região como 'quintal dos EUA'

Publicar comentário

Você pode ter Perdido