×

Tabelas de retenção. Salários até 1.136 euros sem desconto de IRS em agosto e setembro

Tabelas de retenção. Salários até 1.136 euros sem desconto de IRS em agosto e setembro

As novas tabelas de retenção na fonte foram publicadas na terça-feira pelo Ministério das Finanças. Serão aplicadas nos dois próximos meses e refletem os retroativos desde janeiro referentes à redução das taxas de IRS para 2025, determinada pelo Governo.

irs_nf4uaUg Tabelas de retenção. Salários até 1.136 euros sem desconto de IRS em agosto e setembro

Quem aufere vencimentos brutos até 1.136 euros, irá ter uma taxa de retenção de 0% em agosto e setembro. No caso das pensões, a ausência de desconto para IRS será até aos 1.116 euros mensais brutos.

O despacho do Governo com as novas tabelas de retenção na fonte foi publicado no Portal das Finanças, dando a conhecer às empresas e outras entidades quanto é que devem descontar nos salários e nas pensões a partir de agosto.

 
Incluem-se tabelas para dois momentos distintos: umas aplicam-se aos meses de agosto e setembro, em que as taxas serão excecionalmente baixas para compensar retroativamente o IRS taxado desde janeiro até julho, ainda antes da aprovação da redução do IRS no Parlamento.
25523444 Tabelas de retenção. Salários até 1.136 euros sem desconto de IRS em agosto e setembro
As outras tabelas versam os meses de outubro, novembro e dezembro, com a taxa de IRS já atualizada: são taxas superiores às de agosto e setembro, mas inferiores às atuais. 
 
O Governo esclarece que as entidades empregadoras terão de aplicar as novas taxas já aos salários de agosto, uma vez que o despacho produz efeitos a partir de dia 1. No entanto, poderão fazer a retificação das retenções devidas “nos meses seguintes” até ao final do ano.

 

 

LEIA MAIS:  Nicole Kidman pede autorização de residência em Portugal e está há vários dias em Lisboa

original-1 Tabelas de retenção. Salários até 1.136 euros sem desconto de IRS em agosto e setembro

Publicar comentário

Você pode ter Perdido