Vai viajar de avião? Este objeto comum passou a ser proibido na sua bagagem em Portugal
Passaporte
O documento mais importante da viagem deve ser guardado num lugar seguro. Consoante o destino pelo qual tenha optado, poderá querer guardar o passaporte na mochila ou no cofre do quarto, por exemplo.
As autoridades reforçaram as regras de segurança nos aeroportos portugueses e um objeto habitual no dia a dia dos viajantes passou a constar na lista de itens proibidos na bagagem. A medida apanha muitos de surpresa e pode resultar na retenção do artigo no controlo de segurança. Saiba do que se trata antes de fazer as malas.
A sua viagem está quase a começar? Antes de começar a fazer a mala, é fundamental assegurar que cumpre todas as normas impostas pelas companhias aéreas. Há objetos que não podem, em nenhuma circunstância, ser colocados na bagagem de porão.
De acordo com a imprensa internacional, o Express, países como Espanha, Grécia, Portugal e Itália reforçaram recentemente uma regra que muitos passageiros ainda desconhecem: certos equipamentos tecnológicos estão agora proibidos na bagagem que segue no porão.
O artigo em causa é algo que faz parte do dia a dia de muitos viajantes: os (power banks). Apesar de parecerem inofensivos, estes dispositivos podem representar um risco real de incêndio quando são guardados nas malas que são despachadas.
Segundo autoridades da aviação civil — como a CAA, do Reino Unido —, a razão é clara: as baterias de lítio, sobretudo quando estão danificadas ou mal fabricadas, podem aumentar de temperatura até pegarem fogo. E se isso acontecer no porão, onde é mais difícil detetar e controlar rapidamente um foco de incêndio, o perigo é significativo.
Desde 2016, os power banks passaram a só poder ser transportados na bagagem de mão. No entanto, existem regras adicionais a cumprir:
-
Devem estar completamente desligados durante o voo (nem em modo de espera são permitidos);
-
Cada carregador deve estar individualmente protegido — com fita nos terminais ou colocado em sacos plásticos separados;
-
A capacidade máxima autorizada é geralmente de 100 Wh (watt-hora) — embora algumas c
-
ompanhias aceitem até 160 Wh. É importante confirmar previamente junto da transportadora aérea.
Algumas companhias aéreas aplicam normas ainda mais restritivas. A Air Busan, da Coreia do Sul, exige que os power banks permaneçam com o passageiro durante toda a viagem — nem sequer podem ser guardados nos compartimentos superiores.
LEIA MAIS:
Publicar comentário